top of page

EIXOS DE ATUAÇÃO

Ao longo de 47 anos, a Casa de Francisco de Assis tem contribuído para o desenvolvimento de crianças e famílias do seu entorno. A instituição iniciou sua trajetória como uma instituição espiritualista e, a seguir ampliou sua missão para a intervenção social.

Sua missão é fortalecer indivíduos para o desenvolvimento da autonomia e da cidadania participativa.

Por meio dos dois principais eixos, EDUCAÇÃO E FORTALECIMENTO DA CIDADANIA, a organização prioriza o desenvolvimento das crianças de 2 a 6 anos e o fortalecimento das famílias destas crianças que se encontram em situação de vulnerabilidade.

As iniciativas desenvolvidas estão dispostas a partir dos seguintes pilares:

PROTAGONISMO:

• Creche Santa Clara: atende 72 crianças de na faixa etária de 2 a 5 anos e 11 meses, em tempo integral, apoiando mães solteiras, e famílias, de baixa renda.

• Roda de Conversa com Famílias: fortalecimento de 45 famílias em situação de vulnerabilidade, por meio da discussão sobre acesso à garantia de direitos e fortalecimento do capital cultural e social destas para ampliar o acesso à renda. Aliada a esta intervenção, entrega-se cestas básicas nos encontros mensais.

ÉTICA DO CUIDADO:

• Ambulatório Médico: atendimento, orientação e encaminhamento por profissionais voluntários as crianças e familiares em diferentes especialidades médicas, como fonoaudiologia, medicina alternativa – acupuntura e homeopatia.

• Atendimento psicológico: atendimento às crianças e suas famílias com profissionais voluntários.

• Apoio Jurídico: atendimento e orientação feitos por advogados às famílias em várias especialidades.

• Roda de Conversa com Gestantes: apoio e orientação à gestantes sobre parto, amamentação, cuidados com o bebê, prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis- DST e contracepção. Aliado à esta ação, há a entrega de enxovais de bebê.

bottom of page